7 de setembro de 2007

EXTRATO DE "GOG" DE GIOVANNI PAPINI

EL PAPEL Leipzig, 15 setiembre Visitando hoy una exposición de la imprenta me he dado cuenta de que toda la civilización -al menos en sus elementos más delicados y esenciales- se halla unida a la materia más frágil que existe: el papel. Pienso que todo el crédito del mundo consiste en millones de billetes de Banco, de letras y talones que no son más que trocitos de papel. Pienso que toda la propiedad industrial de los continentes consiste en millones de acciones, certificados y obligaciones: trocitos de papel. Los despachos de los notarios y de los abogados están atestados de documentos y de contratos de los que depende la vida de millones y millones de hombres, y no son liada más que papeles ligeramente emborronados. Los registros de las poblaciones, los archivos de los Ministerios y de los Estados: fajos de papeles amarillentos. Las bibliotecas públicas y privadas: montones de papel impreso. En las oficinas públicas, en los ejércitos, en las escuelas, en las academias, en los parlamentos, todo marcha adelante a fuerza de trocitos de papel: circulares, bonos, recibos, votos, borradores, cartas, informes: papel escrito a mano, papel escrito a máquina, papel impreso. Tanto los periódicos como los water-closets consumen cada año toneladas de papel. La materia prima de la vida moderna no es el hierro, ni el petróleo, ni el carbón, ni el caucho: es el papel. Cada día caen bosques enteros bajo el hacha para proporcionar una cantidad enorme de sustancia que no tiene la duración ni la dureza de la madera. Si las fábricas de papel se cerrasen, la civilización quedaría paralizada. Antiguamente, las monedas eran todas de metal; los documentos se extendían en pergamino o se grababan en el mármol y en el bronce, y los libros de los asirios y de los babilonios estaban escritos en ladrillos. Ahora, nada resistente ni duradero: un poco de pasta de madera y de cola, sustancias deteriorables y combustibles a las que se confían los bienes y los derechos de los hombres, los tesoros de la ciencia y del arte. La humedad, el fuego, la polilla, la termitas, los topos, pueden deshacer y destruir esa masa inmensa de papel en la que reposa lo que hay de más caro en el mundo. ¿Símbolo de una civilización que sabe será efímera, o de incurable imbecilidad?

A SABEDORIA DE GHIRALDELLI

ESSE CABRA NÃO TOMA JEITO MESMO! VEJAM COMO É FÁCIL IDENTIFICAR UM PICARETA: SE VC. DESCOBRE UM, VC. DESCOBRE TODOS. ENTÃO, ESCOLHA O PRIMEIRO PRINCÍPIO DA SEM-VERGONHICE INTELECTUAL: CHAUIENSTEIN OU POMBA GHIRA. Comida Americana não é Fast Food Hegel foi um dos ingredientes principais do pragmatismo americano. Ele deu a pragmatistas como John Dewey quase tudo que este precisava para compor um caldo filosófico que pudesse se livrar dos incômodos dualismos metafísicos kantianos. O idealismo serviu como um bom começo para Dewey criticar Kant e adotar uma visão holística. Enviado por pgjr23 em Sunday, August 05 @ 14:57:40 BRT (329 leituras) (Leia Mais... | 18268 + bytes | comentários? | Pontuação: 1) Sócrates e o erro de Marilena Chauí Não há dúvida da utilidade do livro Introdução à história da filosofia, de Marilena Chauí (São Paulo: Cia. das Letras, 1994). Os livros paradidáticos, em nosso país, desempenham um papel fundamental. Em geral, formam a opinião dos que serão, depois, nossos scholars. Não raro, em muitos assuntos, essa opinião é aquela que “ficará para sempre” com os nossos professores e pesquisadores, inclusive os de filosofia. Mesmo entre aqueles estudantes que, uma vez maduros, se envolverem diretamente com filosofia, serão poucos os que voltarão a estudar Sócrates e, portanto, a maioria trabalhará uma vida toda com “aquele Sócrates da graduação”. Por isso, entre nós, levar a sério paradidáticos é, de certo modo, uma tarefa central se quisermos entender a cultura filosófica geral vigente entre os nossos filósofos. É uma tarefa básica para quem está interessado em fazer com que o nível médio dos filósofos de nosso país, em um futuro próximo, possa se adequar aos padrões internacionais. ALGUÉM MAIS ESPERTO QUE EU CONSEGUIU DESCOBRIR A QUE SE REFERE NO TEXTO A EXPRESSÃO "ERRO DE MARILENA CHAUÍ" QUE CONSTA NO TÍTULO?

SUGESTÃO À UNE E AOS DEFENSORES DOS DIREITOS DAS MULHERES

Discutir a possibilidade de se criar uma empresa estatal de exportação de recém-nascidos, de forma a impedir que muitos destes sejam jogados na lata de lixo. Vamos reciclar, pessoal. Não dizem que o melhor do Brasil são os brasileiros. Se assim é, brasileirinho deve valer alguma coisa no mercado internacional. Ademais, se as mulheres têm o direito natural de decidir sobre o paradeiro do feto até os 3 meses de gestação, por que não até o quarto, quinto, sexto.... mês (afinal, conforme Aristóteles, substâncias não comportam distinção de grau: um feto ou é ou não é um ser humano, sendo também impossível uma mulher mais ou menos grávida)? Então, por que esse direito não inclui o desmanche daquela coisa gosmenta, informe e cheirando a boceta, lá pelo oitavo ou nono mês? E por que não depois de parido? Por acaso, as dores do parto, o leite sorvido, o amor materno, o orgulho do pai, a fragilidade e beleza infantis, os cuidados dispensados, o milagre da vida dão ao bebê dignidde humana e o fazem titular de direitos que antes não possuia?Isso é irracional! Por fim, se uma jovem pobre pratica o aborto por dificuldade financeira, por ter consciência de seus direitos ou simplesmente em defesa da causa feminista, por que ela não venderia o seu bebê? Pagaria as contas, não correria risco de morte e.......evitaria cometer um crime contra natura.

UNE DESCOBRE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA FALTA DE VAGAS NA ESCOLA

A União nacional dos estudantes mostrou mais uma vez estar na vanguarda do pensamento crítico. Abortou dois coelhos com um cytotec só. Com a legalização do aborto nos termos do Projeto de Lei mencionado, não vamos ter o desprazer de toparmos com essa meninada escrota, falando "tio, me dá uma bala", vai sobrar vaga nas escolas e as estudantes poderão trepar à vontade sem se preocupar com essas coisas nojentas como amamentação, peito caindo pela boceta, vacina, fralda, acordar de madrugada para ninar o buguelo, sem falar naquela barriga imensa e todo aquele stress pré-natal, sobrando, assim, mais tempo para estudar e mais dinheiro para comprar livros. Pois o negócio aqui no Brasil é mesmo foder, foder, foder, foder (inclusive com a escola e a própria inteligência) e conseguir alguns trocados. Agora, aqui pra nós, os poucos abortos clandestinos que ocorrem no Brasil certamente são praticados não por mendigas analfabetas, mas por patricinhas e dondocas. Aliás, menina pobre, pelo menos em minha cidade, já não vê aborto como um bom negócio. Elas descobriram uma excelente maneira de extorquir dinheiro dos rapazes trabalhadores: pensão alimentícia. Vídeo: Seminário defende mudança na atual legislação sobre aborto O encontro, que reuniu entidades de defesa dos direitos das mulheres dia 30 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília, pediu a aprovação do Projeto de Lei que permite o aborto até a 12ª semana de gestação por decisão da gestante O seminário "Estado Laico, Saúde e Justiça Social" reuniu entidades de defesa dos direitos das mulheres no último dia 30 de agosto, em Brasília, para debater a descrimiliazação e a legalização do aborto. Sob o argumento de que as mulheres têm direito a opção e a um atendimento seguro, o grupo pediu a aprovação do Projeto de Lei que permite o aborto por decisão da gestante até a 12ª semana e, em caso de estupro ou risco de morte da mãe, o prazo se estende para a 20ª semana de gravidez. Segundo reportagem da TV Câmara disponível no site da Agência Brasil, em todo mundo, 46 milhões de mulheres interrompem a gestação por ano, deste total, 20 milhões não tem acesso as mínimas condições de higiene para o procedimento. No Brasil 230 mil mulheres procuram o Sistema Único de Saúde (SUS) todos os anos para cuidar de hemorragias, perfurações de útero e outras complicações geradas por cirurgias realizadas em clínicas clandestinas. A prática é a maior causa de morte entre mulheres no país. Grande parte delas, jovens. Diante deste quadro a UNE, em audiência com o ministro da saúde José Gomes Temporão que aconteceu dia 13 de agosto, anunciou a Caravana da Saúde, uma iniciativa que pretende levar para as universidades debates sobre o aborto e demais temas relacionados à formação da juventude como drogas e alcoolismo.

SÓ PARA HIPOCONDRÍACOS

PROCTALGIA FUGAX. NÃO TÃO RARO DISTÚRBIO FUNCIONAL DO ANUS. EU TENHO ESSA MERDA.É UMA DOR LASCINANTE, MAS, FELIZMENTE,DE CURTÍSSIMA DURAÇÃO, QUE DEIXA O SUJEITO EXTENUADO E DE PERNAS PRO AR. TERROR DOS HIPOCONDRÍACOS, POIS LEVA A TRISTE FIGURA A PENSAR QUE ESTÁ PADECENDO DE UMA GRAVE DOENÇA. OS EPISÓDIOS ACONTECEM EM MÉDIA 4 OU 5 VEZES AO ANO, GRAÇAS A DEUS. ITEM INDISPENSÁVEL NA SUA COLEÇÃO MENTAL DE DOENÇAS ESTRANHAS E COM NOME POMPOSO Proctalgia fugaz. Revisión de la literatura Rev Mex Colopro 2005; 11 (3): 127-130 RESUMEN Se realiza revisión bibliográfica de la proctalgia fugaz, padecimiento que a pesar de haber sido descrito clínicamente por primera vez hace 164 (1841) años por Hall, su estudio no ha podido determinar su origen, su fisiopatología, y por lo tanto el tratamiento no ha podido marcar un estándar de curación en los pacientes con esta patología. La proctalgia fugaz está incluida en los llamados dolores anorrectales funcionales, según los criterios Roma II. Se presenta hasta en 14% de las personas adultas aparentemente sanas. Se caracteriza por dolor rectal casi siempre nocturno, que despierta al paciente de un sueno profundo, de intensidad progresiva, llegando a ser tan intenso que por acompañarse de trastornos neurovegetativos, ocasiona lipotimia. Se asocia con el síndrome de intestino irritable con quien comparte síntomas tales como diarrea, constipación, o tenesmo, así como de trastornos emocionales. Se establece el diagnóstico diferencial con 2 padecimientos que cursan con dolores anorrectales funcionales, la coccigodinia y el síndrome del elevador del ano. Se hace constar que el tratamiento es difícil de llevar a cabo por desconocer su fisiopatología. Deben realizarse los estudios pertinentes para demostrar al paciente que su patología es benigna, y de ser necesario recomendarle ayuda psicológica. Se enlistan los tratamientos propuestos en la literatura, desde baños de asiento, el masaje rectal, la inyección de toxina A botulínica, aplicación tópica de nitroglicerina, la clonidina vía oral, la inhalación de salbutamol, entre otros. Palabras clave: Proctalgia fugaz, fisiopatología, tratamiento LINK PARA O ARTIGO COMPLETO http://www.medigraphic.com/espanol/e-htms/e-proctologia/e-c2005/e-c05-3/em-c053f.htm

Comunicação no IX Colóquio Kant

Publicado como artigo. Veja na coluna artigos ao lado

BlogBlogs.Com.Br

ESCOLA DE SOCIOPATAS

É INACREDITÁVEL, MAS EXISTE!!!! link: http://www.scientific-socialism.de/ INOPIAE DESUNT MULTA, AVARITIAE OMNIA CETERUM CENSEMUS CAPITALISMUM ESSE DELENDUM ! ESCOLA DE AGITADORES E INSTRUTORES “UNIVERSIDADE COMUNISTA REVOLUCIONÁRIA JAKOB M. SVERDLOV” SOCIALISMO CIENTÍFICO E REVOLUÇÃO SOCIALISTA INTERNACIONALISTA “Ao longo das linhas do Partido, todos os fios encontravam-se na mãos de Sverdlov que conhecia os quadros partidários como ninguém. Ele manteve o Smolny em contato com o aparato do Partido, forneceu ao Comitê Militar Revolucionário os trabalhadores necessários e foi requisitado nesse Comitê para dar conselhos, em todos os momentos críticos. Na medida em que o Comitê possuía uma militância ampla demais e, até certo ponto, fluída, os empreendimentos mais conspirativos eram executados por intermédio das cabeças da organização militar dos bolcheviques ou através de Sverdlov que foi o « secretário geral » oficioso, porém tanto mais real, da Insurreição de Outubro.” Cf. TROTSKY, LEÓN D. Istoria Russkoi Revolutsii (História da Revoluçao Russa)(1930-1933), Vol. 2, Parte 2, Cap. 21, Berlim : Granit, 1931 e New York : Monad Press, 1975, pp. 219 e s. PRODUÇÕES LITERÁRIAS CIENTÍFICO-SOCIALISTAS DEDICADAS À REVOLUÇÃO MUNDIAL DO PROLETARIADO CONTRIBUIÇÕES REFLEXIVAS À APLICAÇÃO DO MÉTODO MARXISTA-ENGELSIANO LENINISTA-TROTSKYSTA NA LUTA DE CLASSES DA ATUALIDADE EDITORA DA ESCOLA DE AGITADORES E INSTRUTORES “UNIVERSIDADE COMUNISTA REVOLUCIONÁRIA JAKOB M. SVERDLOV” PARA A FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO MARXISTA-REVOLUCIONÁRIA DO PROLETARIADO E SEUS ALIADOS OPRIMIDOS MOSCOU – SÃO PAULO – BUENOS AIRES - MUNIQUE – PARIS A QUESTÃO DO SOCIALISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO “ Ou a classe trabalhadora é revolucionária ou então não é nada.” Karl Marx, 18 de Fevereiro de 1865 “O modo de ver dos utopistas dominou, durante longo tempo, as concepções socialistas do século XIX e ainda domina-as, em parte. Ainda há muito pouco tempo, todos os socialistas franceses e ingleses idolatravam-no, sendo que a ele também aderia o comunismo alemão primitivo, incluindo-se Weitling. Para todos eles, o socialismo é a expressão da verdade absoluta, da razão e da Justiça, e precisa apenas ser descoberto, a fim de que conquiste o mundo, mediante sua própria força. Na medida em que a verdade absoluta é independente do tempo, do espaço e do desenvolvimento histórico-humano, resulta ser um mero acaso o momento e o local em que se há de descobrí-la. Diante desse quadro, a verdade absoluta, a razão e a Justiça são sempre diferentes, junto a cada fundador de escola. E como, além disso, a maneira específica da verdade absoluta, da razão e da Justiça, é condicionada para cada um deles por sua razão subjetiva, suas condições de vida, sua medida de conhecimentos e de formação de idéias, nenhuma outra solução é possível nesse conflito de verdades absolutas senão a de que elas sigam pulindo-se umas às outras. Disso nada poderia, então, resultar a não ser um tipo de socialismo eclético-mediano, tal como reina, de fato, ainda hoje, nas cabeças da maioria dos trabalhadores socialistas da França e da Inglaterra, i.e. uma mistura autorizada de matizes extremamente variados, emergente das omissões críticas e das proposições doutrinárias e concepções sociais vindouras dos diversos fundadores de seitas, as quais estimulam menos embates, uma mistura que se produz de modo tanto mais fácil quanto mais sejam aparadas, no curso do debate, as pontas aguçadas e determinadas das partes componentes, em separado, tal como uma pequena pedra de silício, arredondada pela corrente de um riacho. Para fazer do socialismo uma ciência, deve-se colocá-lo, em primeiro lugar, sobre um fundamento real(pp. 200 e s.). ... Revolução Proletária, Dissolução das Contradições : O proletariado conquista o Poder Público e transforma em propriedade pública, por força desse poder, os meios de produção sociais, descarrilhados das mãos da burguesia. Mediante esse ato, ele libera os meios de produção de sua qualidade capitalista existente até o presente e confere ao seu caráter social inteira liberdade para impor-se. Torna-se, doravante, possível uma produção social, realizada segundo um plano pré-determinado. O desenvolvimento da produção faz da existência suplementar das diferentes classes sociais um anacronismo. Na medida em que desaparece a anarquia da produção social, adormece também a autoridade política do Estado. Os homens – finalmente senhores de seu próprio tipo de socialização – tornam-se, com isso, ao mesmo tempo, senhores da natureza, senhores de si mesmos : livres. A missão histórica do proletariado moderno é executar esse ato de emancipação do mundo. Fundamentar suas condições históricas – e, com isso, sua própria natureza – e, dessa maneira, conscientizar a classe conclamada a agir, hoje oprimida, acerca das condições e da natureza de sua própria ação, é tarefa da expressão teórica do movimento proletário, do socialismo científico (pp. 224 e 227).” FRIEDRICH ENGELS. Die Entwicklung des Sozialismus von der Utopie zur Wissenschaft (O Desenvolvimento do Socialismo da Utopia à Ciência)(Janeiro - Março de 1880), in : Marx und Engels Werke(Obras de Marx e Engels), Vol. 19, pp. retro-indicadas.