3 de novembro de 2007

Crianças de todo o mundo, uni-vos!

"Desnecessário é dizer que, no terceiro mundo, a grande maioria das crianças pertence a classes mais desfavorecidas, e são essas crianças que absorvem a propaganda do desenho BobEsponja. A propaganda é endereçada a elas sem lhes dar espaço para questionar; procura, ao contrário, tornar aceitável a ordem vigente, pois a indústria da cultura, segundo Coelho (2003, p. 13), ´orienta a organização da sociedade, tendendo a fazê-lo segundo moldes das sociedades do Primeiro Mundo´”.
Tem que ter paciência, e muita, com nosso caro Wilker. Você queria o que, Wilkerzinho? Que as pessoas em tão tenra idade fiquem ressentidas com a "exclusão social" e dirijam um "olhar crítico" a tudo que as cerca? Você tá insinuando que criança é uma esponja absorvente de ideologias, entre as quais o "bobesponjismo"? Que elas tenham uma " consciência crítica" e desprezem o ingênuo e otimista Bob Esponja? Por acaso, você não teve infância?
Fico imaginando o esquerdopata Wilker com 5 aninhos assistindo criticamente a desenhos animados? "Painho, vc. pensa que sou tolo e vou acreditar que bichos marinhos vivem como nós, porcos capitalistas. E nem nadam! Como vc. é bobo papai. Não vê que isso é um engodo gigantesco, do qual seu patrão faz parte, para impedir que vc. questione o sistema? E não me venha com essa de papai do céu. Eu não acredito. Quero ler A ideologia alemã de tio Marx e a Fenomenologia do espírito de tio Hegel.E não me leve à força para aquele lugar asqueroso onde todo mundo só pensa em gastar e ganhar dinheiro. Vc. está me corrompendo, me transformando numa criança alienada, para que eu não perceba o quanto vc. abusa do pátrio poder".
Como é malvado o sistema capitalista. Não abre espaço para as criancinhas exercerem seu senso crítico e ainda por cima inventa esse mito do Natal para enganá-las, levando-as a querer coisas de que esse sistema, no fim das contas, lhes priva. Como é possível que criancinhas sejam maquiavelicamente impedidas de perceberem as contradições sociais, a eterna luta de classes? É um absurdo que a televisão engendre no coração das crianças valores tão vis e arcáicos, como amar e respeitar os pais, ser honesto, não mentir, guardar Deus no coração, cumprir seus deveres, escovar os dentes etc., iludindo-as com um mundo cor-de-rosa. E pensar que todos esses males são perpetrados por uma "dócil" e "inofensiva" esponja amarela, que, espumando ideologia, estimula as crianças a gostar de estudar, trabalhar e ser alguém decente na vida. Que mundo cruel, hein Wilker?
Realmente, o sistema capitalista é odioso! Desvia constantemente a atenção infantil dos problemas sociais gerados pela exploração do homem pelo homem, proporcionando aos pimpolhos diversão barata, brincadeiras ridículas, um mundo colorido em que gente, bichos das mais variadas espécies e seres inanimados que falam vivem na paz de Deus, sem conflitos, sem morte nem violência, sem sangue ou doença.
Maldito Big Brother, você manipulou descaradamente a melhor fase da minha existência. Enquanto alegremente me divertia com bola de gude, pipa, pião e outras brincadeiras pueris, além de ficar entretido com enlatados yankees como Guerra, sombra e água fresca, Terra de gigantes, Perdidos no espaço, Viagem ao fundo do mar, Túnel do tempo, poderia estar participando de la revolucion. Morra Bob Esponja, morra Pato Donald, morram Jetsons, morra Dr. Smith, morra Garibaldi, morram Dona Benta e Narizinho, morram homem-aranha e todos os outros super-heróis imperialistas, apodreça danoninho, vão à merda sucrilhos, que todo esse mundinho de faz de conta se perca com a família Robinson no espaço sideral! Cantemos com Wilker:
Tá na hora Tá na hora De criança se rebelar Quebrar o televisor Capitalismo acabar Dá um pulo vai pra frente deixa Disney para trás Quem quiser lutar com a gente Pode vir, Cuba é demais I la ri la ri la ri ê Ôôô I la ri la ri la ri ê Ôôô I la ri la ri la ri ê Ôôô É a turma do Chê baixinhos do ditador