10 de abril de 2008

JOHANN PACHELBEL - Easter cantatas

Música barroca, ou pré-barroca, do genial Pachelbel, o compositor alemão que conseguiu a façanha de cometer o único hit de música erudita de que tenho notícia, a famigerada e belíssima Canon in D, que você ouve ao entrar neste blog.
"Destaque" para Christ lag in Todesbanden, a minha preferida do album. Tenho que admitir: toda vez que ouço sua música, caio em prantos. Pachelbel e Bach já me bastariam, se não fosse teimoso e insistente na hoje hercúlea tarefa de descobrir pérolas, o que via de regra me leva a comer farelos com os porcos e a comprometer meu já abalado senso estético. De qualquer forma, não tenho nada a dizer senão que a música de Herr Pachelbel é daquelas que põem seu espírito no devido lugar, isto é, nas alturas junto com Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo tudo o mais parecer insignificante, vil e ímpio.

CWT - The Hundredweight (1973)

Hard britânico com guitarras arrebatadoras, um baixão racha assoalho e uma sessão de metais. É ouvir e se apaixonar. Vá sem medo.

INDIAN SUMMER - Indian Summer (1971)

Prog rock de Coventry England. Orientado por um saliente teclado mais excelentes vocal e guitarras, a música do Indian Summer, envolta nunca atmosfera meio "dark", é simplesmente perfeita! Salvo engano, o grupo se radicou na Alemanha, o que vale checar. Altamente, mas altamente mesmo, recomendado.

SALEM MASS - Witch Burning (1971)

Grupo de hard rock de Idaho, um som meio "dark" com grande vocal e grandes guitarras, além de uma forte veia melódica marcada pelo excepcional "moog", dando um quê de austeridade à música desses garotos.

MCOIL - All Our Hopes (1979)

Sem comentários, baixe-o imediatamente e não se arrependerás. Esses alemães fazem um hard rock impecável, o vocalista é um show à parte e as canções, cada uma melhor que outra.

FAMILY - Anyway (1970)

Quarto album do maravilhoso Family, conjunto progressivo formado na década de 60 e liderado pelo incomparável (embora lembre Joe Cocker pela extrema rouquidão) vocalista Roger Chapman. Trata-se de 8 faixas, 4 de studio e 4 ao vivo, mais 3 faixas bonus.

NECRONOMICON - Tips zum Selbstmord (1972)

Precursor do "doom metal", este impressionante album do Necronomicom, lançado em 1972, traz um hard prog sinistro, pesado, arrastado e musicalmente elaboradíssimo. O vocal em alemão acentua mais ainda o clima sabbathiano, ao qual se somam melodias meio apoteóticas meio melancólicas, que, parece, só se encontram em algumas vertentes do kraut germânico.
Altamente recomendado!

OS MUNDI - Os Mundi ( 2004)

Track Listings 1. Deef Bass (8:56) 2. It's All there (4:22) 3. Morining Song (5:10) 4. Peter und der Wolf (12:07) 5. Waber Waber (6:46) Total Time: 37:21 Line-up/Musicians Ute Kannenberg - Vocals Udo Arndt - Guitar Harald Skorepa - Keyboards Michael "Fame" Günther - Bass Konstantin "Bommi" Bommarius - Drums Ludolf Kuchenbuch - Saxophone Klaus Henrichs - Saxophone Provavelmente gravado um pouco antes do grupo se dissolver em 1975, este album contém excelentes faixas com um afinado jazz rock e uma levada meio funk. Tão bom quanto o clássico Latin Mass de 1970.

TROYA - Point of Eruption

Excelente prog rock alemão, à la Eloy e Novalis, com muitos elementos de música erudita, entre o clássico e o barroco.

EXMAGMA - Exmagma 3 jazz rock alemão, album de 1975