Breve Histórico da BEMFAM ( http://www.bemfam.org.br/)
Em novembro de 1965, na XV Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, profissionais de medicina, de 16 estados brasileiros, participaram de uma mesa redonda sobre Planejamento Familiar. Na época, Dr. Octávio Rodrigues Lima, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, apresentou um trabalho sobre aborto provocado que denunciava a existência de um grave problema médico e social no país.
Na apresentação desse trabalho, o planejamento familiar foi apontado como alternativa para minimizar os prejuízos do aborto desassistido à saúde da mulher. Nascia, assim, a Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil, oferecendo à mulher opções mais seguras para evitar a gravidez não planejada.
As primeiras clínicas e laboratórios prestavam atendimento diversificado e de alta qualidade, incluindo serviços de orientação para a vida sexual e familiar, atendimento pré-natal, acompanhamento pós-parto, atendimento ginecológico, orientação e educação em planejamento familiar e fornecimento de métodos anticoncepcionais, cientificamente aprovados.
Desde 1967, a BEMFAM é filiada à Federação Internacional de Planejamento Familiar (International Planned Parenthood Federation - IPPF). No contexto da Saúde Sexual Reprodutiva, a BEMFAM desenvolveu Programas de Prevenção ás DST/Aids junto a mulheres, homens e adolescentes, bem como à população marginalizada ou socialmente excluída.
Diante das necessidades da população a esse tipo de serviços em outras localidades do país onde a BEMFAM não possuía clínicas, em 1973, a Instituição iniciou sua expansão, criando representações estaduais, com equipes responsáveis pela qualidade da cooperação técnica prevista nos convênios de cooperação estabelecidos em cerca de 15 estados brasileiros.
Constituída como organização não governamental, sem fins lucrativos, de ação social, a BEMFAM tem registro de Utilidade Pública Federal. Desde de 2001 possui Status Consultivo Especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Sua missão, de defender os direitos reprodutivos no exercício da cidadania e promover a educação e a assistência em saúde sexual e reprodutiva, em colaboração com os órgãos governamentais e setores organizados da sociedade civil, alinha-se às recomendações das Conferências Internacionais sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994), e sobre a Mulher (Beijing, 1995). Desde então, a BEMFAM estabeleceu estratégias de ação voltadas aos desafios sobre necessidades não satisfeitas em saúde sexual e reprodutiva, fortalecimento do papel da mulher na sociedade, direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes, envolvimento do homem em saúde reprodutiva, qualidade de atenção em serviços e integrou ao Planejamento Familiar atividades de prevenção e trato das DST/Aids. A Instituição foi, também, uma das pioneiras na atenção a violência de gênero, tratando além de casos de violência conjugal, também os de violência sexual por abuso, assédio, estupro, prostituição infantil e juvenil.
Sede BEMFAM - Bem-Estar Familiar no Brasil . Tel.: 55 21 3861 2400 . Fax: 55 21 3861 2469
Av. República do Chile, 230/17 andar . 20.031-170 . Centro . Rio de Janeiro - RJ
0 comentários:
Postar um comentário