2 de novembro de 2007

O que quer e o que teme um esquerdopata

DEDICATÓRIA
A Karl Marx, Friedrich Engels, Vladmir Lenin, Leon Trotsky, Che Guevara, Carlos Lamarca, Luís Carlos Prestes, Nahuel Moreno e todos os que contribuíram ou contribuem, na teoria ou prática, para a construção de um mundo socialista.

PASSAGEM DO CAPÍTULO I "MERCHANDISING DO CAPITALISMO", P. 17. Propagandeando o capitalismo, esse sistema econômico sustenta sua própria existência. Não fosse assim, esse modo de produção que beneficia uma minoria enquanto mata de fome bilhões de pessoas em todo o mundo, jamais conseguiria manter as massas passivas diante de sua exploração. É como diz Adorno (2002, p. 36) “A idéia de ‘exaurir’ as possibilidades técnicas dadas, de utilizar plenamente as capacidades existentes para o consumo estético da massa, faz parte do sistema econômico que se recusa a utilizar suas capacidades quando se trata de eliminar a fome.” Afinal, para que eliminar a fome se é possível gastar bem menos com a propaganda que leva o faminto a suportá-la?

O nosso esquerdopata já na dedicatória diz pra que veio: cozida a teoria crítica ao molho de tucupi, dar sua modesta contribuição à causa do socialismo e, quiçá, tornar-se uma espécie de Anhangá protetor dos oprimidos contra o pendor predatório dos grileiros paraenses. Desse modo, se não tiver o mesmo destino que a Dorothy Stang, poderá ver seu nome estampado no peito de esquerdopatas mirins junto ao de Chê Guevara e outros mártires do homicídio solidário.

Porém, o medo de Wilker, talvez, é ser confundido com um privilegiado pelo "modo de produção" que "mata bilhões (sic) de pessoas no mundo todo". Calma Wilker, tenha fé em Deus, você tá paranóico! Se isso fosse verdade, você não teria nem nascido. Eu sei que é difícil, doloroso mesmo, mas raciocine um pouquinho. A população mundial em 2000 era cerca de 6 bilhões de mortos de fome, em 2007 atingiu a cifra de 6,6 bilhões de anoréxicos. A quantidade de bípedes implumes dotados da capacidade de falar (que é inversamente proporcional à sua também capacidade de pensar) só chegou a 1 bilhão no início do século XIX, sendo que o crescimento populacional atualmente incorpora esse número mais ou menos a cada 15 anos. Ora, se o capitalismo sobrevive das calorias de bilhões de pessoas, como essa propagação de come-e-dorme sobre o planeta foi possível? Tenha dó, Wilker! Você tá é de gozação com a gente.

E outra, não se deixe influenciar por essa turma da Escola de Frankfurt, esse pessoal é completamente despirocado. Não queira adornar (hehehe, entendeu o trocadilho?) sua monografia, que deve lhe ter custado muitos neurônios e horas de sono, com essas idéias de jerico importadas da Alemanha, maior fabricante de ideologias assassinas do planeta, com uma produtividade maior do que todas as fábricas de bugigangas instaladas na China.

E que maluquice é essa de que, para o capitalismo, é mais lucrativo fazer propaganda de si mesmo do que erradicar a fome? Você pensa que o burguês vai vender seus produtos para quem? Para o outro concorrente burgûes? Vai converter toda sua riqueza em comida e se empanturrar como um glutão insandecido? E quem vai trabalhar para ele? Mortos-vivos? E a indústria alimentícia, vc. acha que ela serve pra que? Para produzir comida em alta escala e exportá-la para Marte? Pelo que eu saiba, quem gosta de se auto-promover são as ditaduras comunistas, que não sobrevivem sem progadanda e ceifaram 100 milhões de vidas.

Por isso, escolha o seu milagre: ou o capitalismo mata bilhões de pessoas ou consegue tapear a fome apenas enchendo o bucho estético da massa com propaganda ideológica?

CONTINUA

0 comentários: