2 de dezembro de 2007

O que Marx tem a dizer aos esquerdopatas que bradam por uma "educação pública, gratuita e de qualidade"

Os esquerdopatas empoleirados em escolas (nas universidades, encarregados de formar o quadro de ideólogos e agitadores; no ensino fundamental e médio, doutrinando os jovens de modo que estes, quando ingressarem no ensino superior, se rebelem contra os "valores burgueses", fiquem receptivos à pregação dos seine spiritualer Führer e venham engrossar as fileiras da militância) deveriam, ao menos, ser mais fieis aos textos de heiligen Marx.
Ou será que, por detrás do discurso marxista, esconde-se uma estratégia gramsciana para combater na Kulturkampf? Não sei, o fato é que os auto-nomeados representantes do povo resolveram ensinar qual é o papel do Estado na revolução: emburrecer os cidadãos e, assim, fazê-los acreditar que possuem mais direitos do que deveres, inclusive o direito de subverter a ordem jurídica vigente em nome da superação do capitalismo.
Comentários marginais ao programa do Partido Operário Alemão Karl Marx Abril 1875
B) «O Partido Operário Alemão reclama como base intelectual e moral do Estado: 1. Educação geral do povo, igual para todos. a cargo do Estado. Obrigação escolar para todos. Instrução gratuita.» Educação do povo, igual para todos? Que se quer dizer com estas palavras? Acreditar-se-á que, na sociedade actual (e é dela que se trata), a educação possa ser a mesma para todas as classes? Ou querer-se-á então obrigar pela força as classes superiores a receberem apenas o ensino restrito na escola primária, o único compatível com a situação económica não só dos operários assalariados mas também dos camponeses? «Obrigação escolar para todos. Instrução gratuita.» A primeira até já existe na Alemanha, a segunda na Suíça e nos Estados Unidos para as escolas primárias. Se, em certos Estados deste último país, há estabelecimentos de ensino superior igualmente «gratuitos» isso apenas significa que, de facto, nesses Estados as despesas escolares das classes superiores são pagas com as receitas gerais dos impostos. Diga-se de passagem que o mesmo acontece com a «administração gratuita de justiça» reclamada no artigo A, 5. A justiça penal é gratuita em toda a parte; a justiça civil gira quase unicamente em torno dos litígios de propriedade e afecta portanto, quase unicamente, as classes possuidoras. Irão elas sustentar os seus processes à custa do tesouro público ? O parágrafo relativo às escolas deveria, pelo menos exigir escolas técnicas (teóricas e práticas) adjuntas à escola primária. Uma «educação do povo a cargo do Estado» é absolutamente inadmissível. Determinar por uma lei geral os recursos das escolas primárias, as aptidões exigidas ao pessoal docente, as disciplinas ensinadas, etc., e, como acontece nos Estados Unidos, fiscalizar por meio de inspectores do Estado a execução destas prescrições legais é completamente diferente de fazer do Estado o educador do povo! Pelo contrário, é preciso, pelas mesmas razoes, banir da escola qualquer influência do governo e da Igreja. Sobretudo no Império prussiano-alemão (e não se recorra à evasiva falaciosa de falar num certo «Estado do futuro»; nós já vimos o que ele é) é, pelo contrário, o Estado que precisa de ser rudemente educado pelo povo. Aliás, todo o programa, apesar do seu badalar democrático, está infectado duma ponta à outra pela servil crença da seita lassalliana no Estado, ou, o que não é melhor, pela crença no milagre democrático; ou antes, é um compromisso entre estas duas espécies de fé no milagre, igualmente afastadas do socialismo. «Liberalidade da ciência», diz um parágrafo da Constituição prussiana. Porquê então pô-la aqui? «Liberdade de consciência!» Se, nestes tempos de Kulturkampf,() se queria recordar ao liberalismo as suas velhas palavras de ordem, só se podia fazê-la desta forma: «Toda a gente deve poder satisfazer as suas necessidades religiosas e corporais, sem que a polícia meta o nariz.» Mas o Partido Operário devia aproveitar a ocasião para exprimir a sua convicção de que a «liberdade de consciência burguesa não é mais que a tolerância de todas as espécies possíveis de liberdade de consciência religiosa, ao passo que ele se esforça por libertar as consciências da fantasmagoria religiosa, mas prefere-se não ultrapassar o nível «burguês».

3 comentários:

Edgard Freitas disse...

Creio que o barbudo era neste caso contra o ensino público gratuito pelo estado porque acreditava que a escola de um estado burguês iria ser um aparelho de dominação ideológica igualmente burguesa
.
.
.
.
As escolas brasileiras estão aí de prova que o Barbudo - mais uma vez - errou.

Marcos Alberto de Oliveira disse...

Não tenha dúvidas, meu Caro Edgar. Vc. acertou na mosca: "As escolas brasileiras estão aí de prova que o Barbudo - mais uma vez - errou."

Átila disse...

Também acredito que o barbudo tenha errado. Contudo, seus seguidores acreditam piamente que a educação é um aparelho ideolégio muito forte, haja visto suas apostas na revolução pela educacão - a velha estratégia gramischiana.
os esquerdopátas têm um forte esquema para difundir suas idéias. veja como a coisa funciona; outro dia meu irmão me procurou para debatermos acerca de um livro que a professora de política educacional tinha passado para a turma do segundo semestre de filosofia fazerem uma resenha. o livro era escrito por dois autores, Pabrlo Gentili, um argentino que mora no Brasil metido a comuna, mas que mora em Copacabana (não é jogo de antítese) e Chico Alencar, que na ´epoca era petista e hoje é deputado do PSOL.
os artigos de ambos seguiam a mesma forma, falvam cobras e lagartos do atual sistema no início do texto, depois faziam uma breve crítica à escola e terminavam convocando o professor para a revolucao: "Os trabalhadores da educação... precisam se assumir como combatentes, talvez similares à classe operária fabril dos séculos anteriores..." ( ALENCAR, educar é humanizar).
Nesse livro é notória a estratégia gramischiana do intelectual orgânico, onde este tem a obrigação
de difundir os idéais revolucionários. e é assim que eles agem. Os mentores esquerdopatas escrevem livros voltados para a política educacional,assim penetram no meio acadêmico, onde eles já têm hospederos para fazer as cabeças dos futuros professores para que estes façam as cabecinha das crianças do ensino fundamental e médio.
olha! a julgar a forma que o Lula e Wagner chegaram ao poder já estou mudando de idéia - acho que o barbudo não estava tão errado assim.