1 de agosto de 2008

PARANÓIA ANTI-HOMOFÓBICA OU TOTALITARISMO GAY?

João do Morro rebate denúncia de música ofensiva A polêmica música "Papa frango", executada por João do Morro em show no Recife. Imagem: Bruno Nogueira/DP/ D.A Press Abatido e chorando muito, o cantor e compositor João do Morro disse que sua vida virou um inferno desde que a Organização Leões do Norte, que luta pelos direitos dos homossexuais, anunciou que vai denunciá-lo ao Ministério Público. A denúncia, que deve ser entregue nesta tarde, é por conta da música “Papa frango”, considerada ofensiva pela ONG. A letra narra um relacionamento em que um homem mais novo recebe presentes e é sustentado por outro mais velho. Um trecho da música diz: “Olha esse boné, foi o frango que deu/ Essa camisa, foi o frango que deu/ Essa bermuda aí, foi o frango que deu”. Para Welligton Medeiros, da Leões do Norte, a música pode incitar a violência contra os homossexuais. “È muito ofensiva. Ela trata a relação entre dois homens sendo puramente mercantilista. É como se todo homossexual vivesse na prostituição. A gente sabe muito bem que existem pessoas que vivem disso, mas você tratar um segmento como se toda relação se resumisse ao dinheiro é desrespeitoso”, reclamou. O cantor João do Morro – que ficou conhecido depois que o tema da música “Chupa que é de uva” foi usado pela banda Aviões do Forró – disse que ficou surpreso com a denúncia. “Fiquei sabendo ontem pela imprensa e fiquei muito decepcionado. Ninguém da organização me procurou. Sou uma pessoa aberta ao diálogo. Se eles tivessem me procurado antes poderia ter vetado a música dos shows ou mudado a letra”, afirmou João do Morro ao Pernambuco.com, enquanto aguardava na fila do Banco do Brasil de Casa Amarela. “As pessoas me olham na fila, na rua e ficam cochichando. Pensam que eu sou um preconceituoso, mas eu não sou”, garantiu. O CD de João do Morro, lançado neste ano, já vendeu mais de três mil cópias. Welligton Medeiros rebateu as críticas de João de que ninguém havia o procurado. “Antes de fazer a música ele deveria ter ido até uma organização de direitos dos homossexuais para verificar se era desrespeitosa ou não. Ele está ficando conhecido em cima de uma brincadeira com a comunidade. Com a denúncia, esperamos que esta música seja vetada. Já conseguimos que uma igreja tivesse que se mudar, quanto mais com um cantor...”, comparou Welligton. ”João do Morro é homossexual” - Para se defender das acusações de homofobia, o cantor foi além e declarou que “João do Morro é um personagem homossexual. No palco, enquanto danço e canto, eu interpreto um gay. Gosto muito de Ney Matogrosso e fico tentando imitar os trejeitos dele”, disse o cantor, que se chama João Pereira da Silva, tem 35 anos, é casado e tem dois filhos pequenos. Sobre a música “Papa frango” João do Morro afirmou que ela foi composta numa roda de amigos homossexuais. “Fiz a música com uns amigos da quadrilha de São João, onde a maioria dos homens são gays. Eu até fiquei receoso de cantá-la, mas eles disseram que era uma brincadeira, que eu não estava humilhando ninguém. Nos ensaios abertos que eu faço toda quarta-feira no Morro da Conceição todo mundo pede para cantar esta música. Dizem que é o meu “hino”. É a música que toco para fechar o show”, disse. Por conta da divulgação da denúncia, João do Morro disse que está com medo de sair de casa. “Tenho medo de ser linchado, de acontecer alguma coisa comigo. Meus pais, que são pessoas de idade, vieram ontem até a minha casa porque ouviram a história na rádio e ficaram com medo que alguém pudesse me agredir”, disse. “Tenho um show marcado para este fim de semana e não sei como vai ser. Meu mundo está um inferno, estou um lixo, acabado, sem ânimo”. No próximo dia 08 está marcado um show de João do Morro na festa “Nem Freud explica”, na boate gay Metrópole. “Se as pessoas da boate me aceitaram, por que esta ONG está fazendo isso comigo?”, questiona. “Acho que deve ser algo pessoal, alguém frustrado. Não conheço ninguém da Leão do Norte, mas estou muito triste. Meu semblante é de preocupação”, disse, acrescentando que “seria uma honra tocar na Parada Gay do recife. Além de acabar com esta história de preconceito, também seria muito bom para a minha carreira porque a Parada Gay é uma coisa nacional, mundial. Ia ser uma boa divulgação”, acredita. Da Redação do PERNAMBUCO.COM
Link para a fonte: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=200881140010&assunto=117&onde=1

3 comentários:

Anônimo disse...

Bastante esperto esse tal "João do Morro", até bem pouco tempo só se ouvia o lixo de música que ele compõe e diz que canta, nas carrocinhas de cd pirata nas ruas, foi só acontecer essa polêmica envolvendo seu nome com hofobia, que essa figura, de um mal gosto doentio e beirando a sociopátia, se aproveitou para fazer uma jogada de marketing muito bem planejada pelos seus produtores.
Vivemos em uma sociedade que sofre com a falta de valores tangíveis, onde espertos dessa natureza proliferam como moscas sobre a carniça.
O histórico de suas composições não deixa dúvidas. Sua cultura é mínima, quer se fazer passar por personagem "cult", mas não passa de mais um espertalhão aproveitando os ventos do momento.
Esse senhor enoja a nos pernambucanos e a toda a parcela da sociedade que cuida de preservar os valores culturais e incetivar as manifestações genuinamente populares.
Sua "onda" vai passar, espero que as pessoas possam questionar e tirar alguma coisa de positivo, se é que há algo de positivo nesse personagem homofóbico e oportunista.

Anônimo disse...

Bastante esperto esse tal "João do Morro", até bem pouco tempo só se ouvia o lixo de música que ele compõe e diz que canta, nas carrocinhas de cd pirata nas ruas, foi só acontecer essa polêmica envolvendo seu nome com hofobia, que essa figura, de um mal gosto doentio e beirando a sociopátia, se aproveitou para fazer uma jogada de marketing muito bem planejada pelos seus produtores.
Vivemos em uma sociedade que sofre com a falta de valores tangíveis, onde espertos dessa natureza proliferam como moscas sobre a carniça.
O histórico de suas composições não deixa dúvidas. Sua cultura é mínima, quer se fazer passar por personagem "cult", mas não passa de mais um espertalhão aproveitando os ventos do momento.
Esse senhor enoja a nos pernambucanos e a toda a parcela da sociedade que cuida de preservar os valores culturais e incetivar as manifestações genuinamente populares.
Sua "onda" vai passar, espero que as pessoas possam questionar e tirar alguma coisa de positivo, se é que há algo de positivo nesse personagem homofóbico e oportunista.

Marcos Alberto de Oliveira disse...

Não tenho dúvidas, Anônimo, da baixa qualidade e vulgaridade - beirando o extremo do mau gosto - da música desse João do Morro. Aliás, ele não é primeiro nem o último a fazer da música popular o apanágio do que há de mais nocivo e reles no comportamento do brasileiro.

No entanto, o que me deixou estarrrecido foi a postura da ong Leões do Norte, de uma prepotência incrível e uma nítida inclinação totalitária, auto-investindo-se de juíz supremo, com o poder de censura inclusive, no que diz respeito à determinação do que é ou não é ofensivo aos homessexuais.