20 de maio de 2008

SINAIS DA FÉ OU DO ORÁCULO DA CRUZ

Não há como distinguir com segurança um impostor de um "verdadeiro" profeta, mesmo a posteriori, isto é, depois de se verem cumpridas as profecias, a não ser por um "sinal histórico (signum rememorativum, demonstrativum, prognosticon)" (Kant, O conflito das faculdades), e eu acrescentaria sacrum. De fato, a capacidade divinatória do homem, se é que ela existe, só é possível, ao menos de ser concebida, como um poder sobrenatural concedido pelo próprio Deus, o qual somente, sendo eterno, omnisciente e omnipotente, pode ter uma perspectiva "atual" do futuro, cujas determinações são sempre incertas para os mortais. Como cristão, penso que o único capaz de tal proeza foi Jesus, porque, encarnando o Verbo, isto é, sendo o Deus que se colocou na condição humana, mostrou-nos ESTIGMATIZADO a verdade da Boa Nova, o advento do Reino dos Céus e o caminho da Salvação sob o símbolo expiatório do Mistério da Cruz. Quem crê no poder redendor do Sangue do Filho do Homem e tem a certeza moral do Espírito Santo não comete a impiedade gnóstica de pensar que a salvação eterna se obtém apenas e exclusivamente pelo conhecimento ou de se pretender um ponto de inflexão na história espiritual da humanidade. E não há falta humana maior do que aquilo que, para os gregos, selava o destino do herói trágico: a hybris. Nesse sentido, profecias stricto sensu são aquelas cujo "advinho" , consagrando-se moralmente à verdade revelada, "faz e organiza os eventos que previamente anuncia". (Kant, O conflito das faculddes). Ora, nenhum mortal, por definição, é capaz disso, caso em que seus vaticínios são auto-realizáveis só no sentido de que ele próprio não é causa moral e absoluta do que está por vir (a única coisa que depende de sua vontade, e que, falando com propriedade, já se constitui na Graça, é a disposição firme de cumprir o dever de buscar sua própria perfeição moral), mas, antes, efeito retardado daquilo que ilusoriamente projetou sobre si mesmo - como justificativa para a transformação do mundo - a partir dos cacos mal encaixados de sua vida pretérita, que ele organiza em conformidade com um futuro hipotético contruído à imagem e semelhança de seu instinto revolucionário. Bem, se isso é "profecia", eu tb sou profeta: prevejo que daqui a exatos 3 minutos estarei tomando uma xícara de café, porque tou decidido (no meu caso, um impulso patológico "irresistível", algo absolutamente destituído de valor moral) a ir a cozinha enchê-la com o precioso líquido preto, que eu já sei que se encontra na garrafa-térmica. O insano aqui seria eu ainda presumir que a empregada doméstica, o cafeicultor e o fabricante utensílios de cozinha agiram em concerto para tão elevado acontecimento.

Heavy Rock Spectacular bye bye so long

What leads someone to create a blog and then restrict it to guests? Ok .This happened with the wonderful blog Heavy Rock Spectacular, whose name had been a loan of first & only album, originally released in the year 1972, of the mysterious British group Bram Stocker.
I am sorry, because only the privileged people henceforth will have access to the preciousness of progressive rock that were offered us almost daily.
I find such a proceeding, besides useless, somewhat neurotic. Will it be that the owner of the blog thought that the visitors, whose number was amazingly big and diversified, were not worthy of his generosity and dedication?